Tuesday, January 17, 2012

Ano novo vida nova. #1




  • Neste ano de 2012, muitas coisas podem acontecer. Você nem imagina o que Deus pode fazer em sua vida, basta vc acreditar; basta você mudar suas ideias e sua maneira de viver.
  • Seja alguém diferente. Por que querer que o mundo seja diferente, que as pessoas sejam diferentes... certo dia, ouvi uma frase que fala exatamente sobre isso: ser diferente.
  • Logo... seja a diferença que você quer ver no mundo, nas pessoas.
  • Bom, em tempo estarei postando algumas dicas que estão me ajudando muito, espero que seja uma "boa utilidade" a todos.

Todo mundo pode ser criativo, e se você olhar pra sua própria vida, descobrirá que você já foi criativo por diversas vezes. Os seres humanos têm a capacidade natural de serem criativos - é assim que nossas mentes funcionam - e, com a prática, nós podemos nos tornar muito bons nisso.
O truque é entender como a criatividade funciona. Às vezes as pessoas pensam que idéias criativas surgem do nada (como a famosa "página em branco" olhando para o escritor), mas criatividade é, de fato, o resultado do uso e manipulação adequados do seu conhecimento.
A criatividade verdadeira é quase que uma resposta a algo. Este artigo, por exemplo, foi escrito em resposta a um artigo com o mesmo título, mas que eu não concordava com as idéias expostas. A criatividade também surge em resposta a um problema específico: como resgatar um gato, como cruzar um buraco, como para a lavagem de roupa.
Então, para ser criativo, a primeira coisa a fazer é aprender a procurar por problemas para resolver, coisas que demandam uma reação, necessidades que precisam ser preenchidas. Isso necessita de prática (tente escrever ou postar num blog sempre que perceber um problema ou necessidade).
Além disso, a criatividade envolve a transferência de conhecimento de um domínio para outro, e às vezes uma manipulação desse conhecimento. Quando você vê um obstáculo na vida real, como você cruzaria um obstáculo similar, num jogo on-line? Ou, se você precisasse limpar o ácido da bateria, como você se livraria do excesso de ácido em seu estômago?
Criatividade, em outras palavras, geralmente funciona por metáforas, e isso significa que você precisa aprender como encontrar as coisas em comum entre a situação atual e as outras coisas que você sabe. Isso é o que tipicamente é chamado de "Pensar fora da caixa" - você precisa sair do domínio do problema atual. E a habilidade particular envolvida é o reconhecimento de padrões. Essa habilidade é difícil de ser aprendida, e requer muita paciência, por isso que a criatividade é tão difícil.
Mas o reconhecimento de padrões pode ser aprendido - é o que você já faz quando canta uma canção parecida com outra, ou quando está fotografando e, diz, 'X' ou uísque. Muito frequentemente as artes estão envolvidas em encontrar padrões nas coisas, e é por isso, este ano, que você deve guardar um tempinho todo dia para a arte - música, fotografia, vídeo, desenho, pintura ou poesia.

2 comments:

  1. Bom dia, meu menino lindo! (:

    Super estou saboreando essas palavras inteligentes.
    PARABÉNS! Parabéns pela linguagem clara, objetiva e direta, e, principalmente, por colocar o leitor no centro de suas escolhas.
    Não sei se a linha de raciocínio ao escrever esse texto, seria ajudar ao próximo... creio que sim e, fico muito feliz ao perceber que ao meu lado não está um mero "fantoche" e, sim, alguém que faz a diferença!
    Obrigada por esse post... e obrigada por ser tão criativo ao me escolher pra ser sua namorada! rsrs
    Essa, com certeza, foi sua melhor escolha.
    PARABÉNS por ser tão criativo! rsrsrs (brincadeirinha)

    Beijos, baby...
    Que o nosso SENHOR E SALVADOR, Deus, continue lhe guiando no caminho da sabedoria que leva à vida, consequentemente, à salvação!
    Escolha sempre o MESTRE, antes de me escolher ou família ou amigos ou trabalho ou qualquer outra coisa e pessoa... escolha, primeiramente, o MESTRE"
    (:
    Tenha um bom dia!

    ReplyDelete
  2. Igor... parabéns pelas palavras, tá mandando muito bem. Existe algum povo mais criativo que os brasileiros? Acho que já temos um pouco disso no sangue rs.... Que 2012 seja um ano de mta criatividade em todas as situações que passamos no dia-a-dia. Abraços!

    ReplyDelete